domingo, 28 de novembro de 2010

Ovo com duas gemas gera dois pintinhos?


Pois é, essa mãe natureza às vezes supreende. A princípio, ovos com duas gemas poderiam gerar dois pintinhos, mas o que se vê na prática é que nenhum dos dois sobrevive, ou pelo menos isso não deveria acontecer.
Isso acontece porque a câmara de ar dentro do ovo (essencial para completar o ciclo pulmonar dos pintinhos e oxigenação dos órgãos) é pequena demais para os dois. Em 99% dos casos os dois acabam morrendo. Essa câmara de ar é um espaço entre a membrana que reveste internamente a casca do ovo e outra membrana que envolve o pintinho. Na fase final do seu desenvolvimento, o filhote usa o bico para furar a película que o protege e passa a respirar o oxigênio existente na câmara.
A dupla gestação é resultado de uma irregularidade do ciclo hormonal das galinhas. O órgão reprodutor das aves tem formato parecido com um funil. A gema, onde está o óvulo, solta-se do ovário e cai no “funil”, onde encontra a clara. Quando a irregularidade hormonal ocorre, duas gemas são liberadas pelo ovário. Esse fenômeno é comum das aves jovens (frangas), que determina sua ovulação, é, às vezes, irregular, resultando em ovos com mais de uma gema, ou ovulação múltipla.
FONTE: AVIARY, CEPLAC, MUNDO ESTRANHO